sábado, 31 de maio de 2014

Olhares ... sobre a horta!

...a nossa horta!

Já vos disse que durante quase 40 anos vivi na
cidade do Porto e deslocava-me à nossa aldeia...
por festas...romarias...ou matar saudades da família!

MAS...minha mãe acamou...meu pai está velhinho
e eu reformei-me do ensino e 
decidi regressar às minhas origens...e permanecerei
cá...enquanto for preciso!

Era minha mãe que cuidava dos nossos terrenos
e eu tenho tentado dar continuidade ao seu trabalho...
aprendendo com as pessoas da terra...ora acertando...
ora errando...mas reconheço que a aldeia dá-nos
uma qualidade de vida bem diferente!


Não sei se sabem...mas os brócolos vão rebentando
ao longo do tronco neste tipo de couve!


Esta é a chamada couve coração:


Gosto de colocar os espinafres
e deixá-los cair pelo muro:


A alface espigou e agora há que aproveitar
a semente para novas sementeiras:


Este "chuchu" está na terra há 2 anos...morreu
o ano passado mas "ressuscitou" e agora
é encaminhá-lo... para que seus ramos se estendam 
à volta deste coberto... onde guardo as alfaias agrícolas!


As videiras estão lindas...e
 espera-se que este tempo de chuva  e vento
não as estrague:


O pessegueiro e a ameixoeira estão carregadinhos!

Sabia que nesta altura...abanam-se as árvores
de modo a que...caia a fruta que está a mais...
dando assim espaço  a que a boa...amadureça!



Alfaces e pimentos coabitam o mesmo canteiro:


O feijão da trepa dá muito trabalho pois
é preciso orientar... no seu entrelaçar... em canas:


O ano passado pus beringela e foi um sucesso!
Este ano...repeti a experiência e uma até já tem flor:


Este é um pepineiro e tenho sorte com eles:


Não tenho tido sorte com as ervilhas...
vamos ver este ano!

São ervilhas de "quebrar"...
daquelas que não ganham grão!


Há sempre muita erva para apanhar:


Os tomateiros estão cheinhos de rama:


 E este é o chamado feijão "francês"...roliço
e tenrinho...excelente para nossas refeições!


E mesmo aqui ao lado...um poste de comunicações
e com gente sempre em ação!!!

17 comentários:

  1. Que maravilha de pomar e de horta.
    Tudo verdinho e próximo a cozinha.
    Vc deve ter gente que lhe ajuda a cuidar desse paraíso, não é?

    ResponderEliminar
  2. A Maria da Graça faz-me lembrar uma amiga minha, pois também tem essa paixão pela terra...

    Abraço grande :)

    ResponderEliminar
  3. Que bom passeio pelo teu jardim. Acho que quando deixar de dar aulas me dedicarei mais ao jardim. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Que bela (e completa) horta!! Ainda bem que aqui vim!...

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida uma vida saudável longe do bulício da cidade.

    Que horta maravilhosa.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Uma maravilha, mas de certeza que exige muita atenção e tempo. Beijo

    ResponderEliminar
  7. Oi Maria da Graça, gostei de visitar sua horta. Que delícia de verduras fresquinhas. E as frutas então!!!
    Saber cultivar é uma arte.Parabéns. Está um amor sua horta e pomar!
    Nely

    ResponderEliminar
  8. Mas vc tem uma riqueza enorme por aí!
    Que delícia poder cuidar e apreciar um pedaço de terra, ter contato com esta horta maravilhosa. Que bênção!
    Desejo muito sucesso por aí.
    Bjns
    :)

    ResponderEliminar
  9. Que delicia colher tudo fresquinho.
    Por aqui também estou com muitas verduras e legumes quase no ponto de colher.Estou colhendo ervilha torta, sem grãos, uma delicias.
    Tenha um ótimo domingo.

    ResponderEliminar
  10. Saudades de passar por aqui...eu tenho alma camponesa,amo este contacto com a terra,penso que fizes-te uma otima escolha,a felicidade esta nestas pequenas coisas do cotidiano,na simplicidade,plantar e ver os frutos crescerem é tão prazeroso,feliz Domingo querida,beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Hj é dia de Top Comentarista no meu Blog e vc faz parte dele!
    Muito Obrigada Amiga!
    Estou deixando o link para vc pegar o seu Mimiminho, espero q. goste!

    Um super bjo!
    Top Comentarista de Maio
    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. Oi!

    Fiquei encantada com a sua horta... Na mesa, com certeza estas delícias fresquinhas farão a diferença!

    Abraços, Iris

    ResponderEliminar
  14. Maravilhosas plantas!! Quem me dera ter assim uma horta tipo a tua!! Fica bem querida!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Oi Graça!Que maravilha de pomar e horta!Parabéns
    pelo carinho e dedicação,pois amo tudo isto!Uma
    ótima e abençoada semana,fique com Deus.
    Grande beijo

    ResponderEliminar
  16. Olá M Graça
    Tanta coisa deliciosa na sua horta.
    Dá trabalho mas na hora de comer não há melhor do que as coisinhas caseiras!!!
    Um beijo e Bom Domingo

    ResponderEliminar