terça-feira, 25 de novembro de 2014

Como cortar ... uma romã!!!

A ROMÃ É UM FRUTO OUTONAL!

Um dia destes mostraram-me um vídeo...
em que ensinavam a descascar uma romã!

Decidi experimentar:


Começa-se por cortar as bases:


Com ajuda de uma faca...golpeiam-se
nas "membranas brancas":


Formam-se gomos que facilitam a nossa tarefa:



É que não sobra algum!!!


MAS... se a nossa romã tiver este look!?


Parte-se ao sabor do olhar...e degustam-se
os deliciosos grãos:


A romã é um fruto oriundo da Pérsia!
Em latim "pomum" que significa maçã...
mais "granatus" (com sementes).

Curiosidade:

Segundo a Bíblia...havia romãs esculpidas
no Templo de Salomão em Jerusalém!

Sabia que a romã tem 613 sementes?
SERÁ???

30 comentários:

  1. Acho lindo o romã! Será que tem tantos caroços? Bah!! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Nossa eu adoro Romã!!!
    Qdo eu era criança e morava no sítio, tinha um pé...eu ia todos os dias para ver se tinha algum maduro, kkkkk
    Faz mto tempo que não como uma!!!!
    E Será amiga?!?!?! Essa foi boa!!!!!
    Quem será que vai contar para dizer se realmente tem????? hehehehe
    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderEliminar
  3. Em criança, adorava. Hoje, nem tanto, embora lhe reconheça muita potencialidade decorativa.
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Adoro romã!!

    No sorteio de niver do meu blog em final de dezembro, vou oferecer alguns produtos de perfumaria com cheirinho de romãs!! achei super diferentehihihi...usei e gostei!!

    beijinhos, Graça, tenha um lindo dia,

    Lígia e =ˆ.ˆ=

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!
    Obrigda pela visita ao meu blog!
    Eu tb adoro romãs, tenho k experimentar esta técnica ;-)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Lembra-me minha infância...lindo dia amiga,beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Maria da Graça, chega final de ano o romã por aqui é muito procurado, para fazer as simpatias de final de Ano, diz que dá muita sorte comer as sementes do romã na passagem do ano Novo. Amei suas golas e as fotos da praia, beijos lindo dia

    ResponderEliminar
  8. Vou te dizer: Nunca comi roma!!! Rsrsrsrsrsr
    Esta na hora de experimenta-la. Vou ver se acho por aqui! Sera que tem 613 sementes? Fiquei curiosa!
    Bjs e um otimo dia!

    ResponderEliminar
  9. Eu fiz licor de romã e está divinal.
    Bjs
    Dulce

    ResponderEliminar
  10. Oi ,querida, bom dia!
    Lindas frutas e otima dica,muito bom saber que realmente funciona. .. Tenho um pé de romã em casa e está cheio de flores,lindo, e imagino que no Natal teremos essas lindezas a decorar nossa mesa.
    Tenha um dia lindo e feliz,beijinhos, Katia.

    ResponderEliminar
  11. Acho que é bem possivel ter esse numero de sementes... Este ano ainda não comi romãs...

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  12. Люблю гранат! Спасибо, что показали как правильно его чистить!

    ResponderEliminar
  13. Acho-as mais bonitas que saborosas.
    Adoro a sua cor.

    Também vi o vídeo, mas não experimentei , pois este ano ainda não comi romã.
    Adorei as tuas fotos.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Assisti esse mesmo vídeo, acredita? Desde esse dia tô aguada prá comer romã, mas não achei na feira... Daí ontem passei de carro na porta de uma casa e a árvore tava carregadinha, quase tive um troço... Não vou ter paz até conseguir algumas...

    Beijos!

    ResponderEliminar
  15. Quando criança tinha um pé de romã perto de casa e eu era uma fã desta fruta azedinha. Saudades! bjs Nina

    ResponderEliminar
  16. Obrigada pela dica, eu gosto de romã e é dificil
    descascá-la, também quero agradecer os comentários sempre tão afáveis, beijo amiga

    ResponderEliminar
  17. Olá Graça!
    Amo romã,pois as sementes me fascina pela cor!!!
    minha mãe deixa a casca secar e guarda para fazer
    chá,é um ótimo gargarejo para combater infecção
    da garganta e quanto a quantidade de caroço
    será?Uma ótima e abençoada semana.
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Boa noite querida, que romã linda!
    Tenha uma semana repleta de bençãos, beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Adoro romãs! tenho uma romãzeira há cerca de 6 anos e a marota ainda não me presenteou com os belos frutos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Eu costumo corta-la ao meio e dar-lhe com a colher de pau. Os bagos desprende-se. É um truque do Jamie Oliver.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Amo romã é uma delicia por aqui elas amadurecem em fevereiro. Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi amiga,
      Adoro romã, para mim tem gosto de infância...
      Nas ruas na minha cidade tem muitas romãs e sempre peço uma para as pessoas....e consigo....é uma delicia!
      Tenha uma quanta-feira com muita luz!
      Beijos do Brasil

      Eliminar
  22. Que fruto mais lindo! As cores da romã são mesmo sensacionais!

    ResponderEliminar
  23. Nunca contei e espero provar este ano.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Olá Graça,

    eu gosto muito de romãs, mas aborrece-me tirar as sementes. Obrigada por ensinares este truque, parece que é mais fácil.

    Beijinhos
    São

    ResponderEliminar
  25. Adorooooo romãs!!!

    Beijinhos, Graça

    ResponderEliminar
  26. Boa :)

    http://trapeziovermelho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  27. você vai se surpreender,mas é a primeira vez que vejo uma romã. e uau, ela parece bem suculenta. aliás, tem técnica até pra cortar mangá [que não tem esses caroços].

    ResponderEliminar